Rurouni Kenshin – Tsuioku Hen (1999)

RurouniKenshin-Tsuiokuhen

Tenho uma coisa a dizer para vocês: Redescobri minha paixão por Animes. Não vou falar de nenhum novo por enquanto, mas resolvi desenterrar este que revi esses dias e pensei “putaqueopariu, que $oda”. Tudo começou quando eu, sem nada de mais interessante para fazer, resolvi pegar todos os meus Animes antigos que estavam gravados ainda em DVD e, pasmem, em CD e transferi-los para minha HD externa enquanto dava uma fuçada em títulos antigos. Foi quando me lembrei que um amigo disse que eu TINHA QUE ASSISTIR um anime recente chamado Shingeki no Kyojin, aka Attack on Titan, e o “otaku” existente no meu âmago ressurgiu (éca, rsrs). Ainda não vou comentar sobre esse anime maravilhoso, obrigada Heraldo novamente pelas ótimas dicas, porque ainda não o terminei. Estou no episódio 14 com muita ansiedade para ver como irá se desdobrar a história. Eeeee depois dessa longa explicação, vamos ao que interessa: Rurouni Kenshin, ou então aportuguesando, Samurai X. Mais especificamente os 4 primeiros OVAs conhecidos como Tsuioku Hen.

Recapitulando então, vamos contar a história de Samurai X para aqueles que não conhecem se situarem. O Anime Samurai X (Rurouni Kenshin – Meiji Kenkaku Romantan no original) foi criado em 1996 baseado no mangá de mesmo nome de autoria de Nobuhiro Watsuki. O Anime tem 95 episódios no total e até onde eu sabia 6 OVAs sendo os 4 primeiros chamados de Tsuioku Hen e os dois últimos Seisou Hen, mas agora parece que tem mais dois chamados Shin Kyoto Hen que eu ainda não assisti mas já estão engatilhados, e acredito que deve resumir a história da luta com o Shishio (?), bom… não sei, assim que descobrir conto para vocês. E o que são OVAs, certo? O.V.A. significa Original Video Animation. Eles contam alguma história especial, como se fosse um spin-off. Pode ser algum evento isolado como nos é contado através de filmes longa-metragem, mas os OVAs geralmente tem duração de 30min, então seria uma história mais curta que um filme. OU, como é este o caso, uma história que se passa antes ou depois da série original. O Tsuioku Hen conta os anos que precederam a história da série e o Seisou Hen contará o que ocorreu depois que a série acabou. Simples né?

 Pronto, agora que já estamos situados em como funciona o mundo dos Animes, vamos à história. Na série de TV, Kenshin Himura é um samurai e um Rurouni, ou seja, um andarilho que em outro momento tinha sido, nada mais nada menos, que um assassino retalhador, o Hitokiri Battousai, em japonês. Ele fez um juramento que nunca mais mataria e inclusive sua espada tem a lâmina ao contrário (Sakabatou), portanto seria impossível, ou pelo menos muito difícil, assassinar alguém novamente. Pelo curso do seriado vamos descobrindo algumas coisas sobre seu passado e acompanhando sua luta interna, pois vários desafios se apresentam e dificultando que sua promessa não seja quebrada. Com os quatro primeiros OVAs podemos descobrir exatamente como ele se tornou aquele assassino impiedoso e o que aconteceu para que uma pessoa que sempre viveu retalhando os outros tenha decidido nunca mais matar ninguém.

RurouniKenshin-Tsuiokuhen_8

BACKGROUND: A série se passa no período Meiji (1868-1912). Já o OVA é justamente sobre o período Edo, anterior ao Meiji, que estava sob controle da família Tokugawa desde 1603 e perdurou até 1868 quando houve uma revolução que visava melhorias para o Japão. Esta revolução foi chamada de Restauração Meiji e ocorreu em 1868 pondo fim ao Xogunato (Bakufu – ditadura feudal) e ao domínio dos Xoguns (governantes). Para conseguir instaurar o novo deveria destruir o velho, e a Restauração Meiji visava justamente isso, uma nova era para o Japão. Nessa nova época o poder voltou às mãos do imperador e, o abandono do estilo de vida feudal que gerava muitos entraves a economia,  acabou por liberar mão-de-obra e abrir caminho para os avanços tecnológicos com a abertura dos portos e contatos internacionais. Com isso os samurais não precisavam mais ser fieis ao seu senhor feudal (Daimyo) e seguir o código samurai (Bushido), dessa forma colocando-se aos serviços do Imperador. Mas tudo isso que estou falando é depois da Restauração Meiji, ou seja, durante o período da série, não do OVA, mas era interessante dar esse background e essa é a primeira coisa interessante deste Anime: Que aula sobre história do Japão, né? Quando que você tem a chance de estudar isso? Eles nunca nos ensinam história da Ásia na escola, o que é uma pena, pois é interessantíssimo. (Otakus, professores de história e aficionados por história do Japão, se eu disse algo errado me perdoem, é muuuuuita informação hahaha).

Estes 4 primeiros OVAs nos mostram que Kenshin Himura lutou a favor da Restauração Meiji e que sacrifícios seriam necessários para que uma mudança acontecesse. Os personagens, muitos são fictícios, outros são apenas baseados em pessoas reais, mas de qualquer forma é uma ficção, um romance que tem um cenário real por detrás. De qualquer forma dá para aprender muito sobre os costumes e sobre este período conturbado da história do Japão. É um anime que mostra uma luta de ideologias entre dois grupos, mas também uma luta interna travada pelo nosso personagem principal. Kenshin é um Hitokiri Battousai, mas é gentil, puro de certa forma, ainda é muito jovem e desde cedo teve que tomar decisões muito difíceis. A parte política do anime é interessante, mas essa parte psicológica do personagem é muito mais, outro motivo por eu adorar animes, eles são sempre muito densos nas emoções internas (vide Evangelion).

RurouniKenshin-Tsuiokuhen_6

“Estão perturbados, a mente e o coração do homem”. Esta é a primeira fala deste OVA, já te coloca para pensar sobre o que estará por vir. “O mundo está caminhando para a destruição,”, estas são falas de Seijuuro Hiko, mestre do Kenshin, e não somente servem para aquele momento como para os dias de hoje também. Cada dia que passa é maior o número de pessoas que não pensam nas consequências de seus atos e “ajudam” cada vez mais na destruição do mundo que nós conhecemos. Mas enfim, voltando ao anime, é uma história complexa tanto no sentido político e ideológico, quanto nas inquietações sofridas pelos personagens, principalmente por Kenshin o qual acompanhamos a formação do seu “eu”, seus motivos para temer e desconfiar, e também seus motivos para querer lutar por algo que acredita e para ser forte, não apenas fisicamente, mas em suas escolhas também, pois sabe o peso que carrega com cada decisão tomada.

 Além de tudo isso, é um baita de um romance. É uma história sobre a linha tênue que existe entre amor e ódio e eu sei que é um anime violento, Shonen (anime para meninos, a coisa mais besta que já vi na vida são essas classificações por que não tem nada a ver, super machista, como se menina só gostasse das comédias românticas, os Shoujos.. arrrgh, faça-me o favor né, muita menina que curte Shonen e menino que curte Shoujo, chega disso!), mas é uma história de amor. Lindíssima por sinal. Fica a dica aí para vocês, em duas horas vocês assistem os 4 OVAs, como se fosse um filme, prometo que não irão se arrepender. Ahhhh, e as músicas são belíssimas, fiquei emocionada, chorei tudo de novo, como se nunca tivesse assistido. Uma coisa que os japoneses são bons é em colocar emoção na dublagem e usar a música em perfeita sintonia com as cenas, é emocionante. Aliás, depois que você assiste Anime com áudio original em japonês, você nunca mais quer ver dublado em português (salvo a nostalgia de CDZ e DBZ..etc), parece que eles estão colocando a vida deles na dublagem, é lindo.

RurouniKenshin-Tsuiokuhen_2

Tem que Assistir!!  É antigo mas vale muito a pena. Vocês vão descobrir como ele ganha a cicatriz em forma de X no rosto e finalmente vão conhecer quem era o Himura Battousai. Se tiverem tempo, leiam o mangá inteiro que também é genial. “Falei” demais já, não? Desculpa, empolguei.. é que é muito bommmm! Assistam!

Rurouni Kenshin – Tsuioku Hen
Ano: 1999
Autor: Nobuhiro Watsuki

Não tem tipo Traileeeer assim, então escolhi esse vídeo que mostra um monte e não mostra nada… rsrsrs, pode ser?

********************** PRA QUEM JÁ VIUUUUU, vou colocar 2 AMV’s que eu amo, tá? Mas só pra quem já viu senão vai estragar a surpresa, então assistam logo!***********************

AMV – Rurouni Kenshin Tsuiokuhen + U2 – SUNDAY BLOODY SUNDAY 

AMV – Rurouni Kenshin Tsuiokuhen + Megadeath – TRUST

Anúncios

Sobre temqueassistir
Beatriz Marques Fabri, 26 anos. Louca por filmes e TV Resolvi que deveria começar a escrever um blog para trocar idéias com as pessoas sobre filmes e seriados interessantes, dar algumas dicas e conversar sobre isso que é definitivamente o assunto que eu mais amo na vida !!! https://temqueassistir.com/

One Response to Rurouni Kenshin – Tsuioku Hen (1999)

  1. Pingback: Better Call Saul 2015 – | TEM QUE ASSISTIR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Melo e Mulkey

Melo e Mulkey

Achados & Escritos

The place where eagles dare

Stewartry

Book reviews and general nonsense

Séries Em Foco | Opinião é Tudo

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

asaventurasdeulisses

O lugar onde Demódoco canta, dança e sapateia

RYOT GOMBA

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

RYOT

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

The Geek Anthropologist

An anthropological approach to all things geek

Crítica (non)sense da 7Arte

Blog com críticas de cinema

Clube de Cinema

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

* Blog Elaine Gaspareto *

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

LoGGado - Séries de TV, Cinema e muito mais!

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

SpinOff.com.br

Blog e podcast sobre o mundo da TV e entretenimento. Notícias, reviews e cobertura de premiações. Tudo com muita informação e bom humor!

Ryot IRAS

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

%d blogueiros gostam disto: