Momento TED: Monica Lewinsky e o Cyberbullying

Cyberbullying. Acho que este é um tema contemporâneo muito sério. As pessoas deveriam prestar mais atenção ao que está acontecendo nas redes sociais e na internet como um todo, há tanto discurso de ódio que cada dia que passa fico mais abismada. Tenho assistido a alguns videos do TED Talks e acho a grande maioria deles interessantíssimo, portanto vou começar a postar alguns que, acredito, trazem reflexões importantes. Dessa vez escolhi o da Monica Lewinsky que, apesar de não ser o favorito dentro dos que eu vi, quis comentar sobre ele devido a esta questão importante do Cyberbullying que tem aparecido cada vez com mais força e, na semana passada, em forma de uma música sertaneja (“sertanejo universitário).

TED TALKS

Esse tal de sertanejo universitário, muito diferente do sertanejo raiz (o qual também não escuto mas sei que há um abismo de diferença e a crítica aqui definitivamente não é para o de raiz),  tem se superado nas bobageiras ditas nas letras de suas músicas. Músicas machistas, músicas que objetificam as mulheres e agora, fazendo apologia pornografia da vingança.

 Para quem não está ligado, é uma música da dupla Max e Mariano chamada “Eu vou jogar na internet”. O refrão é o seguinte: Eu vou jogar na internet / Nem que você me processe; Eu quero ver a sua cara / Quando alguém te mostrar;
Quero ver você dizer que não me conhece. Péssimo, não? Pois é. Há casos seríssimos de pessoas que nunca se recuperaram até alguns nos quais a pessoa chegou a se matar por não aguentar essa pressão destruidora, e isto agora tem um nome: Cyberbullying.

O advento da internet com certeza nos trouxe muita coisa positiva, as facilidades que temos hoje e a velocidade da informação eram inimagináveis há algum tempo atrás. Mas também o tanto de lixo que tem no meio disso tudo que vou te dizer, tá complicado, viu? O que vejo com muita frequência são discursos de ódio, pessoas falando qualquer coisa que vem a cabeça com a desculpa da liberdade de expressão. Não podemos achar que liberdade de expressão é dizer toda e qualquer coisa que venha a cabeça, ainda mais de forma odiosa e difamatória, sem considerar que há um limite entre você e a outra pessoa e que essa outra pessoa é um alguém também, um alguém que sente. Isso não é liberdade de expressão, isso é incitação a violência, discurso de ódio, isso é falta de noção, de limite, de respeito. Se continuarmos assim, onde vamos parar?

Não estou falando do caso da Monica Lewinsky em particular, estou falando de forma generalizada, as pessoas julgam precipitadamente e sem a menor preocupação das consequências de seus atos e suas palavras. Se antes da internet tínhamos os valentões nas escolas, agora com ela, eles se multiplicaram e continuam se multiplicando de forma avassaladora. Não podemos mais incentivar esse tipo de atitude.

TED TALKS_Monica Lewinsky

Tudo isso pra entrar na Monica Lewinsky né? O que eu achei interessante é que ela foi uma das primeiras pessoas a sofrer com o Cyberbullying, e em escala  mundial e, mundial mesmo pelo tamanho do escândalo. Agora com 40 e tantos anos ela resolveu aparecer para falar sobre este tema e “o preço da vergonha”, este é o nome do documentário do TED. O bom do TED Talks é que são temas interessantíssimos e videos de 20, 25 minutos no máximo, geralmente. Tem alguns bem mais curtos então, não é desculpa para não assistir, é rapidinho.

Não vou falar mais sobre o vídeo em si, nem sobre a Monica Lewinsky porque senão não vai sobrar nada, o vídeo já é curto hehehe. No site do TED Talks tem o video inteiro, com legenda em pt-br, vou colocar o link embaixo, acho que funciona rsrsrsrs….só escolher a legenda.

TED – Ideas Worth Spreading: ideias que valem a pena espalhar, sim!!!! Vou tentar postar um vídeo do TED Talks por semana, ok ? Não prometo né, vocês sabem como eu sou… mas vou tentar! 😀

Mais amor então, heim gente ?!?!?! =*

Anúncios

Sobre Bea
Beatriz Marques Fabri, 26 anos. Louca por filmes e TV Resolvi que deveria começar a escrever um blog para trocar idéias com as pessoas sobre filmes e seriados interessantes, dar algumas dicas e conversar sobre isso que é definitivamente o assunto que eu mais amo na vida !!! https://temqueassistir.com/

2 Responses to Momento TED: Monica Lewinsky e o Cyberbullying

  1. marly marques says:

    Muito, mas muito bem colocado mesmo esse seu post do “novo” problema que aflige pessoas no mundo inteiro. Então, penso eu, não é uma questão de cultura daquele ou desse lugar e sim uma ressonância de como cada um pode tirar de si o seu pior. Como se fosse um tsunami avassalador. O porque de tudo isso? Simplesmente o fato de pensarmos diferentes uns dos outros. Pois ao que parece alguns retrocederam e querem fazer valer seus pensamentos, seus valores…, a qualquer preço. Um problema grave que eu qualificaria como falta de amor mesmo. Discriminação de cor, de opção sexual, de beleza, etc, etc, etc… Agora tudo vem compactado e corre o mundo de ponta a ponta pois ( usando um pouco a ironia ), “somos inteligentes “__ temos a internet como ferramenta. Usa-la de uma maneira mais amorosa, poderia ser o caminho que abriria as portas para esse novo mundo e, a grande sacada.
    Te parabenizo por este post __ faz com que pensemos ainda mais sobre valores como: respeito ao próximo e como você bem disse mais amor.

    • Obrigada!!! :))) Precisamos mesmo espalhar mais pensamentos e sentimentos positivos do que essa onda de ódio desenfreada, isto deve ser contido antes que caiamos todos em um buraco sem fundo =/ Obrigada pelo comentário 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

A Small Wardrobe

Minimalism of the wardrobe, home and mind.

Hello, Professional Girl!

Personal and Professional Development for Millennials

The Lily Cafe

Where a bookish mom in SoCal writes

Inspiration: IRIS

motherhood, minimalism, music, movies and iris

Blog Dipano

Conheça um mundo melhor!

Melo e Mulkey

Melo e Mulkey

Achados & Escritos

The place where eagles dare

Stewartry

Book reviews and general nonsense

Séries Em Foco | Opinião é Tudo

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

asaventurasdeulisses

O lugar onde Demódoco canta, dança e sapateia

RYOT GOMBA

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

RYOT

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

The Geek Anthropologist

An anthropological approach to all things geek

Crítica (non)sense da 7Arte

Blog com críticas de cinema

Clube de Cinema

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

* Blog Elaine Gaspareto *

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

LoGGado - Séries de TV, Cinema e muito mais!

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

%d blogueiros gostam disto: