Snatch (2000)

Ae pessoal, malz a demora para voltar a postar, este mês de Março foi uma loucura e acho que agora as coisas vão se estabilizar e vou conseguir voltar a postar com mais frequência!! Fui até cobrada hoje! haeuhaeihae que delíciaaaaa, assim que é bom! 🙂 Cobrem mais vezes!!

Snatch_1

Voltei então, dessa vez com um filme mais light. Já assisti umas 3x e toda vez eu choro de rir com as situações de tão absurdas que são. Vocês gostam de filmes assim ? Que exageram uma determinada situação ? Pensando bem, eu gosto e não gosto rsrsrs. Por exemplo, todo mundo que me conhece sabe que eu odeio “Se Beber Não Case”, affe.. e é um filme que exagera nesse quesito dos caras saindo para curtir e ficando bêbados e tal, aaaaaaa não né ? Desculpa aí para aqueles que gostam. Não, então… estou falando de filmes mais num estilo Tarantino de ser e com certeza foi nele mesmo que Guy Ritchie se inspirou para criar “Snatch: Porcos e Diamentes”, este sim é um bom filme sobre situações absurdas e exageradas.

Este foi o segundo filme dirigido por Guy Ritchie, sendo o primeiro “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes” que eu já assisti mas preciso ver de novo, não me lembro bem. Antes disso ele dirigiu apenas um curta chamado “The Hard Case”. Estes dois filmes foram os primeiros dele e melhores também. Detalhe: Ambos escritos pelo próprio Guy Ritchie. Depois aparentemente ele perdeu um pouco o jeito, apesar de não ter visto muitos outros filmes dele, estava analisando o IMDB aonde temos Snatch (2000) e Jogos,Trapaças (1998) com notas 8,3 e 8,2 (apesar do metascore não ser fantástico), seguido de Destino Insólito (2002) com nota 3,6. Bom, altos e baixos. Este ano ele  dirigiu o filme “O Agente da U.N.C.L.E.”, vamos ver como vai ficar quando lançar em Setembro !!

Snatch_2

Chega do diretor então, vamos ao filme! Ah sim.. elenco: Brad Pitt, Benicio Del Toro, preciso falar algo mais? Sem desmerecer os outros que foram fantásticos e em particular achei o Jason Statham (Turkish) fora do comum, o melhor personagem do filme, com certeza. E o Brad Pitt da um show de atuação, nossa como ele é fodástico, MAS… descobri algo que ele não consegue fazer mwahahaha, finalmente algo que o super mega blaster master of the universe Brad Pitt não domina: sotaque britânico/londrino. Aparentemente ele queria muito trabalhar com Guy Ritchie e quando fez os testes, por não conseguir dominar o sotaque britânico foi lhe dado o papel de Mickey, o cigano. Ele a principio não queria outro papel de boxeador (tinha acabado de filmar Clube da Luta), mas aceitou porque queria muito trabalhar com Ritchie. (fonte: IMDB Trivia)

Bom, vamos lá… sinopse: Vários tipos “ruins” de pessoas como inescrupulosos promotores de lutas de box e rinhas, gangster russos, ladrões incompetentes e violentos agentes de aposta, estão atrás de encontrar um diamante roubado.(ponto) rsrsrs Simples assim! Típico filme de mafiosos, gente do mal que estão atrás de uma joia rara e que farão de tudo para que a tenham em seu poder. O que tem de diferente esse filme? Primeiro a forma de narrativa e a caracterização dos personagens.

Snatch_3

Sobre a caracterização: o que quero dizer é que os personagens são muito marcantes, chegam ao extremo do perfil de cada um, não há meio termo. O russo é mega mafioso, impiedoso; os ciganos que só se importam com luta, tirar vantagem, bebida e trailers, e assim por diante. Até a cidade e suas características são exploradas no filme, “…sim em Londres, sabe? Peixe com batata, chá, comida ruim, clima pior, Mary F* Poppins, Londres!”. Esse exagero utilizado para definir as características dos personagens, além de seus nomes que também ajudam nessa definição, como por exemplo “Franky 4 dedos”, ou “Boris, The bullet-dodger”(o que desvia de balas), foram sacadas geniais na construção da narrativa do filme.

Falando em narrativa, o filme é narrado pelo londrino Turkish, o meu favorito. Ele é natural e naturalmente sarcástico. Não sei, tem algo de tão leve na forma com que ele faz os comentários que por mais ofensivos que sejam, eu choro de dar risada. Eu não sei, o Statham fez um trabalho tão bem feito que eu juro que ele é assim na vida real hahahaha, não é possível que ele atue com esta naturalidade rsrsrs. Esse jeito sarcástico também se apresenta no filme na forma com a qual são introduzidos os problemas, como por exemplo a cena da lebre e a relação entre dois núcleos diferentes do filme, o da Lebre com os cachorros e do Tyrone com…os cachorros também rsrsrs.

Brad Pitt e seu sotaque cigano. Que bom que ele não conseguiu dominar o sotaque londrino, não seria a mesma coisa se fosse outra pessoa no papel do cigano, ele está fantástico. E o melhor são os caras reclamando porque nem eles entendem:  “ …(o sotaque) não é irlandês, não é britânico, simplesmente cigano“. Detalhe que eles se referem a cigano usando a palavra “Pikey” e não “Gipsy”, e “Pikey” seria uma forma pejorativa de se referir a um cigano. O diretor quis fazer um sotaque que ninguém entenderia porque escutou várias reclamações com relação ao seu filme anterior (Jogos, trapaças), de pessoas que não entendiam o sotaque dos caras. Mais uma vez ele provocando com seus extremismos.

Snatch_4

Cada erro que é cometido por Tyrone, Sol e Vinny, os três ladrões, é baseado em histórias verídicas que passavam em programas de TV sobre crimes que deram terrivelmente errado. A comédia é sutil; cenas em que um ladrão, armado, supostamente um “cara do mal”, explica para o outro da forma mais natural do mundo: “eu crio (faço aparecer) os corpos e não, sumo com eles“, quando lhe é pedido que dê sumiço no “presunto”. O filme é cheio de ironias e contradições, a começar pelo nome dos lutadores e seus fins trágicos: “(…) Punho-louco ficou louco, e o John-Pistola se matou com um tiro”. Bandidos com compaixão, não conseguem maltratar o cachorro: “não é uma lata de feijão”.

 A introdução dos personagens é feita através de flashfowards, ou seja, cenas que ainda não passaram, apenas para te dar um gostinho do que acontecerá ou de como é aquele cara de acordo com a característica dada pelo Turkish enquanto ele está narrando. Depois, já próximo ao final do filme, há uma cena de uma batida de carros e para você entender o que aconteceu nessa sequência são feitas cenas em flashbacks e flashfowards. Lindo! É feita de forma que você não se perde, muito bem editada.

Snatch_5

Para finalizar vou voltar ao começo do filme, à segunda cena, que é uma referencia ao filme “Cães de Aluguel” do Tarantino, quando é discutidoa canção “like a virgin” da Madonna e seu significado e, neste filme a discussão é sobre a história da Virgem Maria: teoricamente foi uma tradução incorreta, trocaram “Jovem” por “Virgem” e “não é todo dia que uma virgem dá a luz“.

Aaaa, por último, juro !!! Música! Trilha sonora é ótima, tanto quando faz parte do fundo da narração ou do diálogo, quanto nas cenas em que não há nenhuma fala e fazem só uma montagem da cena com a música. Ah, muito bom! Vocês não podem deixar de assistir!

Diretor: Guy Ritchie

Elenco: Benicio Del Toro, Dennis Farina, Vinnie Jones, Brad Pitt, Rade Serbedzija, Jason Statham, Alan Ford

IMDB: 8,3 / Metascore: 55

Anúncios

Sobre Bea
Beatriz Marques Fabri, 26 anos. Louca por filmes e TV Resolvi que deveria começar a escrever um blog para trocar idéias com as pessoas sobre filmes e seriados interessantes, dar algumas dicas e conversar sobre isso que é definitivamente o assunto que eu mais amo na vida !!! https://temqueassistir.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Hello, Professional Girl!

Personal and Professional Development for Millennials

The Lily Cafe

Where a bookish mom in SoCal writes

Inspiration: IRIS

motherhood, minimalism, music, movies and iris

Blog Dipano

Conheça um mundo melhor!

Melo e Mulkey

Melo e Mulkey

Achados & Escritos

The place where eagles dare

Stewartry

Book reviews and general nonsense

Séries Em Foco | Opinião é Tudo

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

asaventurasdeulisses

O lugar onde Demódoco canta, dança e sapateia

RYOT GOMBA

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

RYOT

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

The Geek Anthropologist

An anthropological approach to all things geek

Crítica (non)sense da 7Arte

Blog com críticas de cinema

Clube de Cinema

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

* Blog Elaine Gaspareto *

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

LoGGado - Séries de TV, Cinema e muito mais!

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

%d blogueiros gostam disto: