WHIPLASH (2014)

OSCAR 2015… mais uma vez! Hoje resolvi falar de Whiplash, filme que está indicado este ano em cinco categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Mixagem de Som.

Whiplash_0

Não assisti aos outros que estão indicados a melhor mixagem de som, mas acho que Whiplash deveria levar o prêmio nessa categoria, afinal este é um filme sobre música…eles têm que fazer jus ao seu tema principal rsrsrs. É mais do que obrigatório que acertem a  mixagem do som para que nós possamos absorver da melhor forma possível cada nota musical tocada durante o filme, afinal precisaremos saber quem está fora do tom.

J.K. Simmons já levou o SAG Awards, o BAFTA e o Globo de Ouro para melhor ator coadjuvante e tem que levar o OSCAR também, sua atuação é impecável! Gostei muito do Ethan Hawke e do Edward Norton então nem se fala, está espetacular em Birdman. Mas J.K. Simmons vai levar porque fez uma atuação fora do sério. Assistam que vocês vão entender, e não vai ter dúvida alguma sobre quem merece todos os prêmios para ator coadjuvante este ano.

Excelentes as atuações de ambos no filme, aluno e professor, mas J.K. Simmons está em outro patamar, não sei nem o que falar na verdade sobre sua atuação, só digo uma coisa: Assistam!

Vamos para a sinopse então, né ? Este filme conta a história de um jovem baterista, Andrew,  que almeja ser o melhor dos melhores e que não vai medir esforços para concretizar seu sonho. Outra pessoa que não medirá esforços para ajudá-lo (o.O) a atingir o seu potencial máximo é seu professor de música Fletcher, o melhor dentro da melhor escola de música do país. Simples, certo? É, na verdade não há nada simples em querer ser o melhor e Andrew terá alguns “poucos” desafios no meio do caminho. Digamos que será doloroso, e não apenas fisicamente doloroso, mas psicologicamente destrutivo.

Whiplash_3

Para mim, este não é um filme com um roteiro mega grandioso, na verdade ainda não me decidi se torço para “O Jogo da Imitação” ou para Whiplash levar o Oscar de melhor roteiro adaptado, e ainda não vi “American Sniper então… não sei, e com certeza estes outros dois que citei devem ter sido muito mais complexos já que estes filmes possuem mais personagens, mais ação, não-linearidade, mais variáveis e etc. que, imagino eu, deva ser mais difícil de amarrar e bem mais trabalhoso, mas ainda assim o roteiro de Whiplash é excelente e não deveria perder em nada para seus concorrentes, pois é em sua simplicidade que te faz grudar à tela. É genial… deixa eu me explicar melhor…

Vou dizer outro motivo pelo qual o roteiro deste filme foi muito bem elaborado: o filme é exatamente como um solo de bateria. Quando eu escuto um solo de bateria nunca sei exatamente qual será o momento da retomada, aquele momento que irá explodir com tudo. Já tiveram essa impressão vendo alguém solar na bateria ? Não é assim ? Começa devagar, depois sobe um pouco o ritmo, então volta a ficar tranquilo para novamente subir, e subir e subir e a hora que você pensa “é agora, vai começar a bater nos pratos com força e arrebentar”, volta a ficar lento ¬¬’ e começa tudo de novo, desce e sobe. O filme te deixa assim, tenso, empolgado, frustrado, ansioso e faz isso em altos e baixos, sobes e desces, é incrível. Não que outros filmes também não façam isso, mas acho que não dessa forma (consegui me explicar melhor? ). Penso que o filme tem essa mesma intensidade da bateria. Nunca toquei, mas imagino que para quem toca deve ser o máximo esse sentimento de jogar toda a sua energia em algo, deve ser realmente relaxante no final do dia hehehe, fora o controle que deve-se ter do corpo, a coordenação motora e conseguir manter o ritmo.. affe, fico cansada só de pensar. Parabéns para aqueles que tocam bateria, de verdade mesmo, vocês são os caras.

Whiplash_1

Falei que o filme era simples, né? Tão simples que acabei de descobrir que foi filmado em apenas 19 dias. Não é fantástico que um filme sem roteiros rebuscados, grandes fotografias, e orçamentos caríssimos com anos de filmagem, possa ter chegado a ser indicado ao Oscar de melhor filme?Acho ótimo!!

Agora, com certeza esse filme não deixa de lado temas para reflexão. Muitas questões sobre ego e orgulho, mas também sobre perseverança, foco, determinação; um contraponto interessante. Às vezes o ego e o orgulho ajudam na determinação, às vezes atrapalham e anuviam o caminho, a linha é tênue. Também podemos pensar sobre os métodos de ensino de Fletcher,a final pessoas reagem de formas diferentes ao mesmo tipo de tratamento, seu método de ensino ajuda ou atrapalha? Como saber com certeza? Quais são os riscos ? Até onde o ser humano é capaz de chegar? Quais são nossos limites? Uma pessoa tem o poder de ajudar outra pessoa a se elevar, mas também poderá ter o poder de destruí-la, dependendo das relações e conexões que essa pessoa fez durante sua vida. Sim ou não ?

O filme é smples e complexo ao mesmo tempo. Como uma bateria. É fácil sair batendo nos pratos e tambores, agora quero ver fazer som de  verdade, quero ver tocar Whiplash ou Caravan… pelo visto é bem difícil! rsrsrs

Whiplash-4868.cr2

Algumas curiosidades então ?? Vale a pena, olha só…

  • O diretor não dizia “CORTA” nas cenas em que Miles Teller (Andrew) estava tocando, ele simplesmente deixava até que Miles estivesse exausto e aí parava a gravação.
  • Apesar de Miles Teller saber tocar bateria, ele teve aulas para aprimoramento e não deixou de ter bolhas nas mãos e sangue nas baquetas das exaustivas sessões de bateria. (Aparentemente a bateria no Jazz é não convencional e dificílima).
  • 40% do que Miles Teller tocou entrou para a trilha sonora do filme
  • Apesar de Miles Teller tocar bateria desde os 15, as aulas que teve para aprimoramento foram intensas, 4 horas por dia, 3x por semana. Ele foi treinado por Nate Lang especialmente para o estilo de Jazz.
  • Dane DeHaan recusou o papel de Andrew (e eu fiquei felicíssima com isso porque o odieeeeeeei em o Incrivel Homem-Aranha, affe.. e amei o Miles Teller, atuação linda também, viu!)
  • Tem uma cena de um tapão no rosto, isso foi de verdade… eles não conseguiam chegar no que queriam com o tapa falso, então foi resolvido que seria dado um tapa de verdade.
  • Um dos filmes com menor orçamento já feitos a ter sido indicado ao Oscar de melhor filme 😀
  • 19 dias de filmagem
  1. IMD: 8,6
  2. Diretor: Damien Chazelle
  3. Elenco: Miles Teller, J.K. Simmons

Lindo! Devastador! Vibrante! Arrasador! Você Tem Que Assistir!

Anúncios

Sobre Bea
Beatriz Marques Fabri, 26 anos. Louca por filmes e TV Resolvi que deveria começar a escrever um blog para trocar idéias com as pessoas sobre filmes e seriados interessantes, dar algumas dicas e conversar sobre isso que é definitivamente o assunto que eu mais amo na vida !!! https://temqueassistir.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

A Small Wardrobe

Minimalism of the wardrobe, home and mind.

Hello, Professional Girl!

Personal and Professional Development for Millennials

The Lily Cafe

Where a bookish mom in SoCal writes

Inspiration: IRIS

motherhood, minimalism, music, movies and iris

Blog Dipano

Conheça um mundo melhor!

Melo e Mulkey

Melo e Mulkey

Achados & Escritos

The place where eagles dare

Stewartry

Book reviews and general nonsense

Séries Em Foco | Opinião é Tudo

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

asaventurasdeulisses

O lugar onde Demódoco canta, dança e sapateia

RYOT GOMBA

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

RYOT

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

The Geek Anthropologist

An anthropological approach to all things geek

Crítica (non)sense da 7Arte

Blog com críticas de cinema

Clube de Cinema

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

* Blog Elaine Gaspareto *

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

LoGGado - Séries de TV, Cinema e muito mais!

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

%d blogueiros gostam disto: