O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Saindo um pouco dessa onda de premiações, resolvi escrever sobre um filme que eu já vi há algum tempo e que achei bárbaro e esses dias o vi novamente e, se é que é possível, me apaixonei ainda mais, por isso que adoro ver filmes duas ou três vezes (no caso de Sociedade dos Poetas Mortos acho que umas 15…20, rsrs), pois cada vez que torno a assistir o filme encontro detalhes diferentes e significados diferentes. O que me emociona em uma época não me emociona em outra e o contrário também é verdadeiro e é isso que eu acho mais fantástico, quando me pego chorando ou emocionada de alguma forma com alguma coisa (às vezes até meio besta) do filme, que antes passou completamente desapercebido.

Amelie Poulain_1

Voltando para o filme então… desta vez resolvi falar de um romance. E aí vocês perguntam: “Mas a Bia falando de romance? Como assim?”. Pois é, não sou muito romântica e vocês sabem, mas é que este é totalmente diferente de qualquer baba do boi, ou melhor, diferente de qualquer coisa. Vou escrever a sinopse do filme que está no IMDB para vocês: “Amelie é uma garota inocente e ingênua que vive em Paris, com o seu próprio  senso de justiça. Ela decide ajudar aqueles a sua volta e no meio do caminho descobre o amor”. O que acham? Ah eh, o nome do filme é “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.

Vou ser bem sincera com vocês, acho que não assistiria ao filme lendo essa sinopse, e é isso que é engraçado no cinema pois, muitas vezes (na sua grande maioria), a sinopse não faz jus ao filme, não faz jus à mágica que sentimos uma vez que apertamos o play e este é um desses filmes mágicos que não há como explicar, você TEM QUE ASSISTIR para sentir essa “coisa boa” que nos é presenteada pelo diretor Jean-Pierre Jeunet.

Amelie Poulain_2

Vamos começar pela atriz, Audrey Tautou. Não conseguiria imaginar outra pessoa mais perfeita para este papel. Aí que me surpreendo quando descubro que o papel de Amélie Poulain foi escrito especificamente para Emily Watson mas ela teve que recusar pois não não sabia falar francês e estava em outra gravação no momento. Desculpa, mas não a vejo neste papel e acho engraçado ter sido escrito especificamente para uma atriz que não fala francês sendo que o filme é francês, o que eu não estou entendendo ? Mas tudo bem… a fonte dessas informações é o IMDB, espero que esteja certo. heheheh

Audrey Tautou é  linda, maravilhosa e está perfeita neste papel. O papel de uma menina, de uma mulher comum e que, como todos nós (pessoas comuns), é definitivamente especial. É interessante pensar que o que há de mais mágico neste filme é justamente o fato de que os personagens são extremamente comuns e que são retratadas várias coisas do cotidiano que podemos nos relacionar e nos identificar. Amélie tem um senso de justiça muito forte e é bárbara a forma que ela “faz justiça com as próprias mãos”, o mundo seria um lugar muito melhor se nós encarássemos algumas (pelo menos algumas) coisas de forma mais leve e com menos agressividade. Hoje as pessoas carregam muito ódio e acreditam que tudo vai se resolver da forma mais agressiva possível. Isso acaba deixando a pessoa cada dia mais amargurada e rancorosa. A vida é curta para todo esse ódio! Enfim, voltando a Amélie, ela é uma pestinha, super engenhosa, criativa, sonhadora, romântica e misteriosa. É divertidíssimo acompanhá-la em suas aventuras.

Amelie Poulain_4

Amelie Poulain_6

O filme começa introduzindo os personagens e dizendo do que eles gostam e do que não gostam, mas foge completamente aos clichês de filmes românticos, aquelas típicas cenas em que um pergunta para o outro o que gosta de fazer nas horas vagas ao passo que o outro responde coisas do tipo: livros, filmes, caminhadas na praia, jantar a luz de velas com vinho tinto, olhar a chuva na janela e outras baboseiras do tipo.  Não que isso seja menos importate, não não… mas falando sério, o que isso diz sobre a pessoa? Nada. 100% das pessoas vai se identificar com pelo menos uma dessas coisas. No caso deste filme não são mencionadas coisas genéricas, mas sim aqueles pequenos prazeres, aquela coisa que só você sabe, que está no seu íntimo e que são na verdade as coisas mais simples que às vezes nós mesmos nem nos damos conta. Alguém se identifica com a imagem abaixo ? rsrs 🙂

Amelie Poulain_3

Algumas outras curiosidades sobre este filme que encontrei também no IMDB:

Música. A música do filme é belíssima, e foi composta por Yann Tiersen. Ele até fez uma música especial para Amélie que se chama “La Valse d’Amélie”. Belíssima. Mas, quem o diretor queria inicialmente para compor as músicas do filme era Michael Nyman. Ele fez a trilha sonora do filme GATTACA que eu AMO e que já comentei  aqui neste blog. Por algum motivo Jean-Pierre Jeunet não conseguiu entrar em contato com Michael Nyman e ficou sabendo que tinha alguém que seguia nesta mesma linha e então Yann Tiersen acabou sendo escolhido para gravar a trilha sonora do filme. Não sei como ficaria com Michael Nyman mas com certeza Yann Tiersen não deixou a desejar. Lindas músicas.

Cores. O diretor Jean-Pierre Jeunet utilizou como cores principais do filme o verde,  o amarelo e o vermelho. Ele teve como inspiração os trabalhos de um artista plástico BRASILEIRO, chamado Juarez Machado. Não é demais?

Um ótimo filme, vale super a pena! Fotografia, música, roteiro, atuação.. tudo delicioso ! Vou deixar o trailer para vocês e também uma frase do Einstein que eu acho que é ótima para refletirmos e que se encaixa de certa forma neste filme. 😀

“A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação circunda o mundo, estimulando o progresso, dando origem à evolução.” (ALBERT EINSTEIN  1879 – 1955).

IMDB: 8,4
Elenco: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz,
Direção: Jean-Pierre Jeunet

Não  ganhou nenhum OSCAR nem Globo de Ouro, mas levou o BAFTA Awards por melhor roteiro original. O Oscar de melhor filme estrangeiro foi para o filme “Terra de Ninguém”, da Bósnia (fiquei curiosa, alguém já viu?)

“Imagination is more important than knowledge. For knowledge is limited to all we now know and understand, while imagination embraces the entire world, and all there ever will be to know and understand.”(ALBERT EINSTEIN  1879 – 1955).

Fonte das curiosidades: Amélie IMDB Trivia

Anúncios

Sobre Bea
Beatriz Marques Fabri, 26 anos. Louca por filmes e TV Resolvi que deveria começar a escrever um blog para trocar idéias com as pessoas sobre filmes e seriados interessantes, dar algumas dicas e conversar sobre isso que é definitivamente o assunto que eu mais amo na vida !!! https://temqueassistir.com/

6 Responses to O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

  1. marly marques says:

    Ai ai… recordar é viver. Um filme inesquecível e fantástico. Achei bem interessante sua colocação de __ Amélie ser uma representante de “pessoas comuns” e por essa razão ser assim tão especial. Muito bem colocado . Por conta desse pequeno grande detalhe é que ao meu ver o filme é tão verdadeiro , pois toca a individualidade de cada um de nós.
    Já quando você relata sobre as sensações e os sentidos , o que me trás a eles (dentre tantos do filme), é mergulhar as mãos nesses sacos enormes de cereais e leguminosas. Uma sensação de infância que acredito seja de muitos.
    Embora seja completamente diferente do Boyhood , uma coisa esses dois filmes tem em comum: você se senti parte da história __ fantástico
    Acho que vou assistir de novo. Deu saudades 🙂 Bela dica

    • Bia Fabri says:

      Assista de novo, esse filme é daqueles que a cada nova “assistida” percebemos mais detalhes e nos identificamos mais. Eu me identifiquei com esse negocio de mergulhar a mão nesses grandes sacos de sementes e nem me lembro de quando é isso, deveria ser muito pequena… bateu uma saudades de ir no Mercadão.. aheuiaehauea nem sei se o pessoal deixa esses sacões do lado de fora mais..rsrsrs. Aaaaa vale a pena mesmo, vou até assistir de novo de novo! aheuaheia
      🙂 Valeeeeu

  2. Priscila Medeiros says:

    Como eu não sabia que vc tem blog!?!!? Bia, este filme é extremamente importante em minha vida. Sou apaixonada! Nos detalhes, na simplicidade das personagens que compoe… na escrita…. é tudo perfeito para quem busca acolhimento e identificação. Quem nunca sonhou em dividir um frango com o neto? Ou trocar ser acolhido pelo porta-retrato no meio de uma noite cheia de solidão!? Eu acho o máximo.
    A trilha sonora dispensa comentários. Tive o prazer de ver o show do Yann no Brasil e foi espetacular.
    Ameiii te ler, querida! Beijo grande com muita saudade!

    • Bia Fabri says:

      Priiiiiiii ! Como assim você não sabia que eu tinha um blog? hahahahah.. Ah, gosto tanto de falar de filmes que resolvi escrever também, trocar ideias e compartilhar aquilo que sinto quando vejo um determinado filme, me realiza. 🙂 Precisava escrever com mais frequência, isso sim!

      Aaaa é lindo demais né? Acho que não teria uma pessoa que ao assistir a este filme não se identificaria com algo, acho que essa é a beleza deste filme, ele consegue ser único e diferente retratando coisas simples e mundanas. Às vezes esquecemos que a vida é linda em sua simplicidade, e que não precisamos de grandes conquistas napoleônicas para que sejamos felizes. Affe, to filosofando demais né?

      Que saudades de você!!! Afinal, nós vamos ou não combinar algo?? rsrsrs
      Obrigada pelas gentis palavras e pelo comentário! É sempre bem vinda ao meu blog para pegar dicar de filmes e principalmente para comentar sobre os filmes que te tocam, por favor faça isso mais vezes! hehe 🙂
      Beijooooo

  3. Lilo says:

    Este filme está na minha lista de filmes preferidos ! Lindo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

asmallwardrobe.wordpress.com/

Minimalism of the wardrobe, home and mind.

Hello, Professional Girl!

Personal and Professional Development for Millennials

The Lily Cafe

Where a bookish mom in SoCal writes

Inspiration: IRIS

motherhood, minimalism, music, movies and iris

Blog Dipano

Conheça um mundo melhor!

Melo e Mulkey

Melo e Mulkey

Achados & Escritos

The place where eagles dare

Stewartry

Book reviews and general nonsense

Séries Em Foco | Opinião é Tudo

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

asaventurasdeulisses

O lugar onde Demódoco canta, dança e sapateia

RYOT GOMBA

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

RYOT

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

The Geek Anthropologist

An anthropological approach to all things geek

Crítica (non)sense da 7Arte

Blog com críticas de cinema

Clube de Cinema

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

* Blog Elaine Gaspareto *

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

%d blogueiros gostam disto: