BATISMO DE SANGUE (2006)

Resolvi falar sobre um filme que nos traz relatos sobre a ditadura. Me pareceu propício falar sobre este filme neste momento em que vemos nos jornais algumas várias pessoas solicitando intervenção militar no Brasil. Ah, esse também será o primeiro filme brasileiro que comento no blog… nossa, que vergonha.

Batismo de sangue

Sempre que lemos algo sobre a ditadura temos o sentimento de que foi algo muito forte e pesado, mas acho que nada é melhor que uma  imagem no quesito: descrição. Uma imagem vale mais do que 1000 palavras. Pelo menos foi assim que eu me senti ao assistir Batismo de Sangue. O pior é sabe que o filme mostra apenas uma parte do que foi a ditadura, e ainda assim é chocante.

Nos anos 60, durante a ditadura militar no Brasil, os freis dominicanos Tito, betto, Fernando e Ivo ajudaram organizações de esquerda e um dos grandes líderes revolucionários: Carlos Marighella. Eles lutavam pelos direitos do povo e pela liberdade, mas quem questiona um governo ditatorial sofre severas consequências. Neste tipo de governo você é obrigado a viver em estado de alerta, com medo o tempo todo porque qualquer coisa poderia ser considerada uma ameaça ao governo e passível de repreensão.

Caio Blat como Frei Tito  e Cassio Gabus Mendes como Fleury estão espetaculares. Até tive pesadelos com o Cássio Gabus Mendes de tão irritantemente real e malvado que ele está nesse filme. Adoro o Caio Blat e achei também que a interpretação dele foi divina. Os dois com certeza foram as grandes estrelas deste filme, e apesar de eu gostar muito do Daniel de Oliveira (muito mesmo), achei que ele atuou bem e tiveram cenas ótimas com ele, mas já o vi fazer muito mais.

Batismo de sangue_2

Assisti a três filmes esses dias sobre ditadura militar e a um documentário e não posso deixar de pensar no quão similar é a situação descrita nesses filmes com o livro 1984 de George Orwell, me fazendo lembrar em especial da parte da “Polícia do Pensamento”. Qualquer um a qualquer momento poderá te denunciar para o Governo, por motivos bestas e muitas vezes ridículos, pois ninguém quer ser cúmplice da subversão.

Foi necessário um esforço gigantesco para que nós, brasileiros, conseguíssemos nossa liberdade novamente. Eu entendo que muita coisa hoje está um caos, muita coisa está errada e que é necessário mais segurança, mas na minha humilde opinião a ditadura não nos trará nada disso, ela é exatamente o oposto. Pedindo a ditadura você está dando autorização para alguém armado ter todo o poder e decidir o que é certo e o que é errado em todas as situações e sem direito a réplica. Muitas pessoas se confundiram no começo das ditaduras pensando que estariam mais seguras, que era só não fazer nada de errado e que não teriam nada a temer, mas não é bem assim que funciona, pois tudo depende do interesse daquele que está no poder.

Batismo de SAngue_3

O filme é baseado no livro do Frei Betto que ganhou o Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil. O filme ganhou em 2006 os prêmios de melhor diretor e melhor fotografia no Festival de Cinema de Brasília. O filme é excelente, nos mostrando uma das muitas faces da ditadura, além de também ser muito triste por ser baseado em fatos reais, o que nos faz pensar como existe crueldade sem limites nesse mundo e dá um certo desespero de pensar onde vamos parar com toda essa violência. É um ótimo filme para refletirmos sobre a sociedade em que vivemos, no que ela foi e no que ela poderá, quem sabe,  voltar a ser. Recomendo!

Espero que gostem, ou melhor, que odeiem!

Diretor: Helvécio Ratton

Elenco: Caio Blat, Cássio Gabus Mendes, Daniel de Oliveira, Léo Quintão

Obs: Recomendo esse filme especialmente à todos aqueles que pedem a volta da ditadura militar. Se alguém chegar a duvidar que algo desse tipo acontecia, também recomendo o documentário “Condor”, que mostra a ditadura na América do Sul em geral. Além desse há milhões de outros filmes, cada um mostrando uma das partes mais sórdidas da ditadura. Se ainda assim você achar que é melhor esse tipo de regime, mesmo chegando a conclusão que as torturas podem acontecer com qualquer um da sua família, a qualquer momento pois tudo depende do interessa daquele que está no poder, se ainda assim você realmente achar que isso é melhor, que tal passar uma boa temporada la na Coreia do Norte, será uma ótima experiência. Que tal? Não ? Melhor o Brasil mesmo ? 😀

Anúncios

Sobre Bea
Beatriz Marques Fabri, 26 anos. Louca por filmes e TV Resolvi que deveria começar a escrever um blog para trocar idéias com as pessoas sobre filmes e seriados interessantes, dar algumas dicas e conversar sobre isso que é definitivamente o assunto que eu mais amo na vida !!! https://temqueassistir.com/

4 Responses to BATISMO DE SANGUE (2006)

  1. marly marques says:

    Essa dica eu vou ter que assistir mesmo. Detesto filmes violentos mas quando a violência passa a ser um alerta, ela tem todo o sentido de ser. infelizmente essa história é real e toda essa brutalidade que o ser humano é capaz em nome de um sistema, é inacreditável e desumano 😦

    • Bia Fabri says:

      É.. eu também não gosto de filmes violentos e de ver a violência pela violência, quer dizer.. tirando seriados de zumbis e talz hhahaha, mas sim.. é importante ver filmes que retratam as coisas como elas são para que a gente possa acordar e ver para onde estamos indo.

  2. Lilo says:

    Ter consciência de tudo que se passou nesta época eh a melhor maneira de compreender o que não se quer para você e nem para os outros ! Lilo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

asmallwardrobe.wordpress.com/

Minimalism of the wardrobe, home and mind.

Hello, Professional Girl!

Personal and Professional Development for Millennials

The Lily Cafe

Where a bookish mom in SoCal writes

Inspiration: IRIS

motherhood, minimalism, music, movies and iris

Blog Dipano

Conheça um mundo melhor!

Melo e Mulkey

Melo e Mulkey

Achados & Escritos

The place where eagles dare

Stewartry

Book reviews and general nonsense

Séries Em Foco | Opinião é Tudo

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

asaventurasdeulisses

O lugar onde Demódoco canta, dança e sapateia

RYOT GOMBA

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

RYOT

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

The Geek Anthropologist

An anthropological approach to all things geek

Crítica (non)sense da 7Arte

Blog com críticas de cinema

Clube de Cinema

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

* Blog Elaine Gaspareto *

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

%d blogueiros gostam disto: