Blue Jasmine (2013)

Depois de um filme já um pouco antigo, cinema europeu e alternativo vamos voltar para os últimos lançamentos e falar do Oscar novamente ? Bora!

Hoje assisti ao mais novo filme do Woody Allen, Blue Jasmine. O filme está concorrendo ao Oscar de Melhor Atriz (Cate Blanchett que já levou o Golden Globe esse ano), Melhor Atriz Coadjuvante (Sally Hawkins, que perdeu o Golden Globe para Jennifer Lawrence por American Hustle – Trapaça) e Melhor Roteiro Original (Woody Allen). Eu nunca vi muitos filmes do Woody Allen (eu sei, eu sei… preciso melhorar rsrs), então não sei muito bem qual o seu estilo de direção para poder comentar mas já ouvi falar muito bem ultimamente de “Meia-Noite em Paris” e eu definitivamente amei Match Point (que filme bom!!!). Também assisti “Vicky Cristina Barcelona” mas não me lembro muito bem, então não deve ter sido um filme muito marcante para mim.

BlueJasmin OneSheet_Blue Jasmine - One Sheet

O filme conta a história da socialite Jasmine (Cate Blanchett) de Nova Iorque que acaba tendo que se mudar para São Francisco para morar com a irmã a quem julga ter uma vida muito inferior a sua e um péssimo gosto para homens. Em um momento de sua vida ela conhece Hal, o marido perfeito (rico), que provê a ela tudo:  a melhor casa, as melhores roupas, festas e todo o pacote de uma vida de luxos e glamour. Jasmine tem que mudar para a casa de sua irmã porque perdeu todo o dinheiro e com ele toda a vida de luxuosa que levava e agora não consegue nem pagar por um lugar para morar. Pede ajuda à irmã que a acolhe mesmo sem que tenham um relacionamento muito próximo.

É uma história simples: uma mulher que procura um homem que possa sustentar os seus luxos, vive uma vida luxosa, perde tudo, entra em colapso nervoso, começa a falar sozinha, toma remédio atrás de remédio, e cai na casa dos parentes para tentar colocar sua vida em ordem de novo. Como ? Primeiramente tenta conseguir se virar sozinha, mas isso mostra ser extremamente difícil. E então qual a solução ?  Não preciso nem falar né? Fala ae mulherada de plantão que quer “viver de madame” !! hehehehe

Enfim, vou falar duas coisas que me chamaram a atenção no filme. Uma foram os diálogos, bem mundanos (pelo menos no começo do filme). Achei interessante quando ela chega na casa da irmã e é reapresentada aos sobrinhos e parece que todos falam meio que por cima do outro, como se fosse uma coisa normal de família mesmo; uma pessoa nem terminou a frase e a outra já começa a falar e um vai atropelando o outro, loucura. Os diálogos com o namorado da irmã e o amigo dele também são bem toscos, o que da a impressão de ser mais próximo da realidade (pelo menos da minha, escuto cada baboseira todos os dias, hahaa).

Agora o que realmente chama a atenção no filme e o que realmente fez o filme ganhar pontos comigo foi a esplendida atuação de Cate Blanchett. Primeiro que, como uma amiga minha diz, “ela é a cara da riqueza”. Fina, elegante, linda ! Depois que, como ela faz bem o papel de quem está tendo um ataque de nervos né ? Nossa, fiquei chocada. Eu já vi esses tipos de ataque de nervos de verdade… Da pessoa querer socar tudo, tremer a mão, não conseguir respirar e querer sair desesperadamente de onde está simplesmente porque parece que assim você vai conseguir respirar melhor, voltar a si e sair dessa loucura. Olha, atuação perfeita mesmo. Ainda não vi os filmes de suas concorrentes mas arrisco dizer que pode sim levar o Oscar esse ano.

Então se eu fosse dizer para vocês assistirem esse filme, seria mais para não perder a incrível e memorável atuação de Cate Blanchett do que por qualquer outro motivo. Foi o que eu mais gostei de todo o conjunto. Não sei se foi o Woody Allen que a dirigiu para fazer essas cenas de colapso nervoso dessa forma ou se foi ela mesma que fez o personagem dessa forma, só sei que foi brilhante. =) Eu só me lembrava dela em “O Senhor dos Anéis” e “O Curioso Caso de Benjamin Button”, fora isso não lembro de algo muito marcante feito por ela. Vi agora no IMDB que ela fez também “O Taletoso Ripley”, filme que eu amo, mas era um papel menor. Bom, não interessa, o que interessa é que está ótima nesse filme e faz muito bem o papel de louca! rs…

San Francisco Chronicle Mick LaSalle : “Blanchett in Blue Jasmine is beyond brilliant, beyond analysis. This is jaw-dropping work, what we go to the movies hoping to see, and we do. Every few years.” – Metascore 100

Metascore: 78

IMDB: 7,5

Diretor: Woody Allen

Elenco: Cate Blanchett, Alec Baldwin, Peter Sarsgaard

Anúncios

Sobre Bea
Beatriz Marques Fabri, 26 anos. Louca por filmes e TV Resolvi que deveria começar a escrever um blog para trocar idéias com as pessoas sobre filmes e seriados interessantes, dar algumas dicas e conversar sobre isso que é definitivamente o assunto que eu mais amo na vida !!! https://temqueassistir.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Hello, Professional Girl!

Personal and Professional Development for Millennials

The Lily Cafe

Where a bookish mom in SoCal writes

Inspiration: IRIS

motherhood, minimalism, music, movies and iris

Blog Dipano

Conheça um mundo melhor!

Melo e Mulkey

Melo e Mulkey

Achados & Escritos

The place where eagles dare

Stewartry

Book reviews and general nonsense

Séries Em Foco | Opinião é Tudo

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

asaventurasdeulisses

O lugar onde Demódoco canta, dança e sapateia

RYOT GOMBA

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

RYOT

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

The Geek Anthropologist

An anthropological approach to all things geek

Crítica (non)sense da 7Arte

Blog com críticas de cinema

Clube de Cinema

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

* Blog Elaine Gaspareto *

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

LoGGado - Séries de TV, Cinema e muito mais!

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

%d blogueiros gostam disto: