Capitão Phillips (2013)

Boa noite!!! Vamos voltar a falar do Oscar desse ano ? Então vamos la!

Captain Phillips está indicado ao Oscar em 6 categorias : Melhor filme, Melhor ator coadjuvante (Barkhad Abdi), Melhor montagem , melhor edição de som (efeitos sonoros), melhor mixagem de som, melhor roteiro adaptado.

Captain_Phillips_poster

Apesar do filme ser muito bom, acho que está concorrendo em categorias muito difíceis. Não entendo muito na verdade de crítica de cinema, eu dou mais palpite do que qualquer outra coisa mesmo, mas… não sei, pelo resultado do Golden Globe e do Screen Actor’s Guild Awards eu acho que o Jared Leto é favorito para levar como melhor ator coadjuvante (não assisti o Dallas Buyers Club ainda mas me falaram que ele está ótimo realmente), e imagino que em melhor roteiro adaptado provavelmente será o 12 anos de escravidão (também não vi o filme, é só um palpite). E este ano tem muitos filmes bons concorrendo a categoria de melhor filme, então acho que vai ser um ano muito difícil para o Capitão Phillips, mas realmente o Barkhad Abdi deu um show de interpretação. Gosto quando aparecem uns caras assim do nada e detonam na atuação =D

Minhas impressões do filme….

Primeiramente, não tinha achado a sinopse grande coisa, provavelmente se não estivesse concorrendo a esse monte de prêmios não o teria assistido (absurdo). O filme é baseado na história real do Capitão Richard Phillips que comandava o navio Maersk Alabama e que em 2009 sofreu um ataque feito por piratas da Somalia. Muito bom, ele te prende do começo ao fim. O que eu achei engraçado foi que eu comecei a ver o filme deitada, ai depois de uns 10min estava semi-deitada (ou semi-sentada rs), depois de mais 10min já estava completamente sentada, encostada no sofá, e a hora que me dei conta de tudo isso eu estava sentada na pontinha do sofá, curvada em direção a TV, boquiaberta e sem respirar (Aoo exagero). Te juro que estava muito intrigada com o filme. Dali pra frente foi tensão o tempo todo e estava cada vez mais interessada em saber como seria o desfecho. Realmente um ótimo roteiro!!

No começo do filme eu não tinha gostado ou melhor, não tinha entendido muito bem o jogo de câmeras, estava achando meio estranho. Não sei se foi puramente uma “viagem” minha ou se tem algo a ver mesmo, mas depois de um tempo comecei a perceber que em alguns momentos esse jogo de câmeras dava um efeito de joga pra cá e joga pra lá, como um navio mesmo balançando. E depois também percebi que em algumas horas, a câmera focava muito perto o rosto de um somaliano, depois pulava para o outro, depois para o Cap. Phillips e também não sei se tem algo a ver, mas dava a impressão de falta de espaço, porque a câmera se mexia de forma muito “curta” de um personagem para outro, sem mostrar muito o ambiente ou focar mais de longe, e realmente no lugar confinado que eles estavam não tinha espaço para fazer isso, então parecia que eu estava junto com eles naquele espaço minúsculo. Mas enfim, pode ser apenas coisa da minha cabeça.

Ahhhh Tom Hanks, quem me conhece sabe que eu não sou muito chegada nele (” Que absurdo” vocês vão dizer, né?). Eu sei, eu sei, já escutei isso várias vezes. Não é que eu não gosto, muito pelo contrário, acho ele um ótimo ótimo ator, acho que preciso ver mais filmes com ele, porque os poucos que vi não foram filmes que mexeram comigo (se bem que eu não vi ainda Forrest Gump… tá, eu sei, outro absurdo. Mas calma, vou assistir sem falta).  Enfim, ele como Captain Phillips no começo do filme estava bem, mas foi um papel normal, sem muita necessidade de demonstrar todo o seu potencial de ator, foi chegando perto do fim vi uma cena ótima, achei que ele finalmente teve a oportunidade no filme de mostrar mais do seu potencial, mas ainda assim não foi nada que me tocou, sabe ? Sabe aquelas cenas que te deixam paralisado ? Então, nada assim. Ai pensei que não fosse ter mais nada, e daí vieram os últimos 5 minutos do filme, acredito eu… aí SIM ! Fiquei congelada olhando pra ele e pensando : “nossa, que cara ****”  (sorry, não consegui pensar em outra palavra). Simplesmente acabou comigo, ainda viraram pra mim e disseram : ” E você não gosta do Tom Hanks”. Pois é, ele acabou comigo rsrsrsrs Olha, fiquei de queixo caído mesmo. O filme já tinha me ganhado com o roteiro que te prende a atenção e te deixa com os olhos colados na tela, e depois para arrebentar no final do filme veio essa cena executada brilhantemente pelo Tom. Pena que ele não teve mais oportunidades durante o filme para mostrar mais desse seu talento incrível e ganhar uma indicação. Foi indicado ao Golden Globe esse ano mas perdeu para o  Matthew McConaughey (aaaai preciso ver Dallas Buyers Club logoooo!).

Tiveram algumas coisas que aconteceram no filme que eu não posso mencionar para não dar nenhum spoiler, mas que pra mim não faziam muito sentido. Mas não li o livro e não sei a história direito. Mas todo filme tem alguma coisinha que pra alguém não encaixa 100% né? Fazer o que, de qualquer forma isso não tira a qualidade do filme, ainda vale a pena.

Diretor: Paul Greengrass (não conheço muita coisa dele, aparentemente foi responsável pelos filmes Bourne).

Elenco: Tom Hanks, Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman

IMDB: 8,1

Essa é a dica para o sábado a noite. Você Tem Que Assistir !!!

Beijossss e até a próxima!

Anúncios

Sobre Bea
Beatriz Marques Fabri, 26 anos. Louca por filmes e TV Resolvi que deveria começar a escrever um blog para trocar idéias com as pessoas sobre filmes e seriados interessantes, dar algumas dicas e conversar sobre isso que é definitivamente o assunto que eu mais amo na vida !!! https://temqueassistir.com/

2 Responses to Capitão Phillips (2013)

  1. Diego says:

    Ahhhh Filme mto bom, mto tenso da metade para o final, e a atuação do Tom Hanks nos ultimos minutos pra mim é demais!!!! Realmente uma pena o filme não ter deixado ele mostrar o potencial por mais tempo!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

A Small Wardrobe

Minimalism of the wardrobe, home and mind.

Hello, Professional Girl!

Personal and Professional Development for Millennials

The Lily Cafe

Where a bookish mom in SoCal writes

Inspiration: IRIS

motherhood, minimalism, music, movies and iris

Blog Dipano

Conheça um mundo melhor!

Melo e Mulkey

Melo e Mulkey

Achados & Escritos

The place where eagles dare

Stewartry

Book reviews and general nonsense

Séries Em Foco | Opinião é Tudo

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

asaventurasdeulisses

O lugar onde Demódoco canta, dança e sapateia

RYOT GOMBA

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

RYOT

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

The Geek Anthropologist

An anthropological approach to all things geek

Crítica (non)sense da 7Arte

Blog com críticas de cinema

Clube de Cinema

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

* Blog Elaine Gaspareto *

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

LoGGado - Séries de TV, Cinema e muito mais!

Dicas, dicas e mais dicas! Cinema, TV e Cultura!

%d blogueiros gostam disto: